terapia de luz vermelha em casaterapia de luz vermelha em casa

Quais produtos de cuidados com a pele são mais adequados para ajudar com seus problemas de pele? Pegue nosso Teste de pele de 1 minuto

Fototerapia: um guia completo

por Andrés Jiménez | 15 de setembro de 2022
O que é fototerapia? Simplificando, é o uso da luz para tratar diversas doenças da pele. Tem uma longa história que remonta aos tempos antigos e continua a ser uma importante opção de tratamento para muitas doenças de pele hoje. Neste post, exploraremos todos os aspectos desta terapia – desde sua história até seu uso atual no tratamento de diversas doenças de pele. Também daremos uma olhada nos prós e contras, bem como nos custos associados.

Fototerapia

terapia de luz vermelha em casa

Então, o que exatamente é fototerapia? É o uso de luz ultravioleta (UV) para ajudar a tratar diversas doenças da pele. Os três tipos de luz UV mais comumente usados ​​são UVA, UVB e UVC. Cada tipo de luz tem efeitos diferentes na pele, que serão discutidos com mais detalhes posteriormente. Essa terapia pode ser feita no consultório médico ou em casa com equipamentos especiais.

Primeiros usos

Agora vamos dar uma olhada na história dessa terapia. Um dos primeiros usos registrados da fototerapia foi pelos antigos egípcios. Eles exporiam sua pele ao sol para obter benefícios terapêuticos. Na história mais recente, a terapia UV começou a ser usada no início de 1900 para tratar doenças de pele como psoríase e vitiligo.
Niels Finsen foi a primeira pessoa a receber o Prémio Nobel de Medicina pelo seu trabalho em fototerapia. Ele descobriu que certos comprimentos de onda de luz poderiam ser usados ​​para tratar doenças de pele. Ele também desenvolveu o primeiro dispositivo médico, que ainda hoje é usado.

Quais condições a fototerapia pode ser usada para tratar?

Existem muitas doenças de pele diferentes que podem ser ajudadas com esta terapia. Na verdade, é um dos tratamentos de pele mais versáteis disponíveis. Algumas das condições mais comuns incluem eczema, psoríase, vitiligo e dermatite atópica. Também pode ser usado para tratar acne, icterícia e certos tipos de câncer.
A terapia com luz ultravioleta pode ser uma ótima maneira de melhorar a saúde da pele e tratar doenças que você possa estar enfrentando. Se você acha que esse tipo de tratamento pode ser adequado para você, converse com seu dermatologista para ver se é uma opção.

Vantagens e desvantagens

Agora que já falamos sobre o que é a fototerapia e sua história, vamos dar uma olhada em alguns dos prós e contras associados a esse tratamento. Uma das principais vantagens é que é relativamente seguro quando feito sob a supervisão de um profissional médico. É também um tratamento não invasivo e com poucos efeitos colaterais. Além disso, pode ser usado para tratar uma ampla variedade de doenças de pele.
Por outro lado, pode ser caro e não ser coberto pelo seguro. Também pode levar várias semanas ou meses para ver os resultados. Em alguns casos, pode não ser totalmente eficaz.
Se você está considerando este tratamento, discuta as vantagens e desvantagens com seu dermatologista para ver se ele é adequado para você.

Custos

O custo irá variar dependendo de vários fatores, como o tipo de tratamento, a gravidade da sua condição e quantas sessões serão necessárias. De modo geral, cada sessão pode custar entre 28,99 € e 96,99 €.
terapia de luz vermelha em casa

Em dispositivos domésticos

Embora a fototerapia tenha sido usada como tratamento para doenças da pele há séculos, só recentemente os dispositivos domésticos foram disponibilizados ao público. Esses dispositivos são projetados para permitir que as pessoas se tratem com luz ultravioleta no conforto de suas casas.
Uma das principais vantagens é que é prático e fácil de usar. Você pode usá-lo quando quiser, sem precisar ir ao consultório médico ou clínica. Além disso, esses dispositivos costumam ser muito mais econômicos do que receber tratamentos de um profissional.
A fototerapia pode ser uma ótima maneira de melhorar a saúde da sua pele e tratar condições com as quais você possa estar lutando. Se você acha que esse tipo de tratamento pode ser adequado para você, converse com seu médico para ver se é uma opção. 

Pronto para transformar sua pele com Solawave? Obtenha sua rotina personalizada

Transforme sua pele com solawave

Artigos relacionados

melhores dispositivos de terapia de luz vermelha

Fototerapia, explicada

por Andrés Jiménez | 14 de julho de 2022